Vírus de celular – Como ele funciona?

Um vírus de telefone celular é um vírus de computador especificamente adaptado ao ambiente celular e projetado para se espalhar de um telefone vulnerável para outro. Já existem muitos apps antivirus, embora os boatos sobre vírus de telefones celulares existam há anos, o chamado vírus Cabir é o primeiro exemplo verificado. 

O vírus foi criado por um grupo da República Tcheca e da Eslováquia chamado 29a, que o enviou para várias empresas de software de segurança, incluindo a Symantec nos Estados Unidos e a Kapersky Lab na Rússia. Cabir é considerado um vírus “prova de conceito”, porque prova que um vírus pode ser escrito para celulares, algo que já foi duvidado.


O Cabir foi desenvolvido para telefones celulares que executam o software Symbian e o Series 60 e usam o Bluetooth. O vírus pesquisa dentro do alcance do Bluetooth (cerca de 30 metros) para telefones móveis que estão sendo executados no modo detectável e envia a si mesmo, disfarçado como um arquivo de segurança, para qualquer dispositivo vulnerável. O vírus só se torna ativo se o destinatário aceitar o arquivo e, em seguida, instalá-lo. Uma vez instalado, o vírus exibe a palavra “Caribe” no visor do dispositivo. Cada vez que um telefone infectado é ligado, o vírus é iniciado automaticamente e examina a área para que outros dispositivos se enviem. O processo de digitalização provavelmente drena as baterias do telefone. O Cabir pode ser considerado um vírus / worm híbrido: seu modo de distribuição o qualifica como um worm de rede, mas requer interação do usuário como um vírus tradicional.

O Cabir não é considerado muito perigoso, porque não causa danos reais e porque os usuários podem evitar a infecção simplesmente recusando-se a aceitar arquivos suspeitos. No entanto, o código do vírus pode ser alterado para criar um malware mais prejudicial que pode, por exemplo, excluir qualquer informação armazenada nos telefones que ele infecta, ou enviar mensagens falsas supostamente do proprietário do telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *