O que é gestão da tecnologia da informação?

Primeiramente, ao definir o conceito
de gestão, podemos afirmar que se trata do ato de administrar ou gerenciar,
fazer uso de me metodologias, técnicas, ferramentas e modelos para resolução de
problemas. Seu objetivo é a correta organização de estruturas, pessoas e
recursos para o alcance de um propósito.

tecnologia da informação


Já quando falamos em tecnologia
informação, trata-se do conjunto de recursos de tecnologia que fazem parte do
processo utilizado para tratamento da informação. Há possibilidade de
envolvimento de softwares, sistemas, bancos de dados, hardware, internet das
coisas, inteligência de mercado, usuários de tecnologia da informação e
profissionais de tecnologia de informação.


Dessa maneira, a gestão
da tecnologia da informação
é uma área que está cada vez mais presente no
dia a dia das pessoas e organizações (públicas ou privadas), seja no ambiente
residencial com computadores, notebooks, smartphones e eletrodomésticos
automatizados ou no gerenciamento das empresas (softwares de controle de
acesso, gerenciamento de folha de pagamento, entre outros).


Quem se forma em um curso de
tecnologia da informação define os parâmetros para uso dos sistemas, controla
os sistemas operacionais e também os bancos de dados, e ainda faz o
gerenciamento dos recursos humanos necessários para o bom funcionamento de um
setor de tecnologia da informação e da instituição como um todo.


Para ingressar em tecnologia da
informação faculdade é recomendado possuir um perfil ativo que saiba como planejar,
direcionar e controlar todas as atividades e funções relacionadas com a
tecnologia da informação e comunicação. Assim sendo, o profissional que obtém
um diploma de curso tecnologia da informação, ao entrar no mercado de trabalho
saberá como adequar a infraestrutura de tecnologia para excelente execução de
todos os processos de uma organização. É necessário estar em constante
atualização, acompanhando sempre a evolução dos conceitos para poder pensar em
soluções inovadoras.

Simplificando a gestão da tecnologia
da informação

Resumindo, a gestão da tecnologia da
informação consiste na administração de recursos tecnológicos usados durante o
processamento de informações de uma instituição pública ou empresa privada. O
processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação,
distribuição e avaliação. Veja com detalhes o que engloba cada uma dessas
etapas:
·       Coleta – é a fase de recolhimento dos
dados com potencial de geração de informações úteis para os objetivos do
negócio da organização.
·       Armazenamento – nesta fase são
armazenadas as informações em bancos de dados, para que elas fiquem mais
seguras e reunidas em um único local (facilitando as etapas futuras).
·       Processamento – na terceira fase é
realizada a filtragem inicial dos dados, e são eliminados os excessos que
poderão atrapalhar o fechamento do processo.
·       Seleção – a quarta etapa é dedicada a
seleção dos dados mais relevantes, baseando-se em critérios pré-estabelecidos
de acordo com os objetivos de negócio da empresa.
·       Comparação – na quinta etapa são
relacionados os dados e comparados para obtenção de visões diferentes, o que
ajudará na correta execução do todo.
·       Distribuição – a sexta etapa trata da
entrega dos dados aos responsáveis elo processo de decisão da empresa.


Avaliação – a última fase envolve a análise dos
dados para obtenção de ideias que irão conduzir as informações uteis,
necessárias ao processo de tomada de decisão da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *