Períodos
de crise, como o provocado pelo novo coronavírus, tendem a ser cruéis com
empresas, especialmente as de pequeno porte. O motivo é simples: há uma queda
no consumo e uma redução no faturamento.
Com isso,
empresas começam a fazer malabarismos para se manter, seja para pagar
funcionários, fornecedores, dívidas, entre outros. Muitas, inclusive, acabam
fechando suas portas definitivamente.
É
justamente aí que empreendedores se perguntam: afinal, como aumentar suas
vendas em tempos de crise? A seguir, abordamos essa questão e damos dicas do
que pode ser feito para incrementar os negócios. Acompanhe:
Invista num e-commerce
Durante
a pandemia de Covid-19, houve uma migração massiva de empresas para o universo
digital, com várias abrindo e-commerce próprio. Houve, ainda, quem não pudesse
investir nesse tipo de estrutura e aderiu ao marketplace ou aplicativo de
delivery.
Curiosamente,
foi justamente essa transformação digital de vários negócios que possibilitou
que empresas se mantivessem ou mesmo crescessem durante a crise, com aumento
significativo nas vendas.
Não é
para menos, afinal, o consumidor passou a comprar online com maior frequência e
esse era o único meio de chegar até os clientes. Por isso, estar online e com
uma estrutura de vendas robusta é essencial para vender mais.
Esteja em vários canais digitais
Não
basta ter um e-commerce, é importante que sua empresa esteja em vários canais
digitais, para que consumidores e potenciais clientes consigam encontrá-la
facilmente e gerar novos negócios.
Uma
das formas de atingir esses resultados é investir em site institucional, blog e
redes sociais, entre outros. Mas, o trabalho não para por aí: é essencial ter
uma boa gestão desses canais, o que envolve um planejamento eficaz de
postagens, interações, entre outras ações.
Implemente o inbound marketing
Quando
se fala em gestão e planejamento de canais / mídias digitais, o inbound
marketing desempenha um papel importante porque ajudar a atrair
consumidores e despertar o desejo de compra de maneira não invasiva.
Isso é
possível por meio do marketing de conteúdo, que consiste na criação de
conteúdo em diferentes formatos (áudio, vídeo, texto, entre outros) com
informações que agreguem valor ao leitor, ou seja, que ensinem, esclareçam
dúvidas e ajudem a resolver problemas.
Com
isso, a empresa se torna referência e autoridade junto ao público-alvo,
formando um relacionamento de confiança, além de aumentar a possibilidade de
venda. Logo, o inbound marketing é fundamental para que sua empresa seja
encontrada online e fortaleça a relação com consumidores e possíveis
consumidores e venda mais.
Para
adotar essa estratégia e conquistar resultados significativos, conte com o
suporte de uma agência de inbound marketing!
Capacite-se
É
importante entender o momento atual do mercado para realizar um trabalho
comercial mais assertivo, que gere vendas e garanta faturamento à sua empresa.
Por isso, capacite-se com frequência, mesmo durante a crise.
Se tiver dificuldade em realizar um trabalho de
análise de mercado sozinho, invista em consultorias pagas ou gratuitas, como as
de órgãos como o Sebrae, garantindo o suporte necessário para otimizar e
modernizar os processos de sua empresa e atingir resultados de vendas
surpreendentes.
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