10 dicas de livros para pedagogos

Ler
pode ser considerada uma atividade necessária para qualquer área de formação e
para quem faz faculdade de pedagogia então, nem se fala.

Para
dar aquela forcinha tanto para quem está se preparando para ingressar na
profissão, seja por meio de pedagogia ead ou presencial, e
precisa entender a rotina escolar, quanto para quem já vive nela e quer se
aprofundar sobre o assunto, separamos abaixo 10 dicas de livros que vão
complementar a formação de pedagogo.

pedagogia ead

1.    As Cem Linguagens da Criança: Volume 1:
A abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância, de Carolyn
Edwards, Lella Gandini e George Forman


Reconhecida
como um dos melhores sistemas educacionais do mundo, a experiência educativa
para a primeira infância realizada em Reggio Emilia, na Itália, traz uma
abordagem inovadora.

O
livro traz reflexões dos educadores italianos responsáveis pela implantação do
sistema, bem como impressões dos norte-americanos que lá estudaram.

2.    As Cem Linguagens da Criança: Volume 2:
a Experiência de Reggio Emilia em Transformação, de Carolyn Edwards, Lella
Gandini e George Forman


Com
novos capítulos, o volume 2 do livro mostra como a perspectiva inovadora de educação de crianças de zero a
seis anos modificou-se em resposta às transformações demográficas e políticas
da comunidade e às novas gerações de educadores e pais. 

3.    Alfabetização em Processo, de Emília
Ferreiro


Escrito
há vinte e cinco anos, aprofunda um aspecto importante no processo de
construção da leitura e escrita: problema cognitivo envolvido no
estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem.

O
livro mostra como a criança
assimila as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de
compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.

4.    Afinal, O Que Os Bebês Fazem no
Berçário? – Comunicação, autonomia saber-fazer de bebês em um contexto de vida
coletiva, de Paulo Fochi


Neste
livro, Paulo Fochi traz uma narrativa de dentro do universo dos bebês. Por meio
da abordagem da documentação pedagógica, torna visíveis suas aprendizagens em
contextos de vida coletiva: os primeiros passos, os encontros com os amigos, a
descoberta do seu entorno.

5.    Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem
Ousa Ensinar, de Paulo Freire


Autor
obrigatório para qualquer pedagogo, Paulo Freire traz, neste livro, uma
discussão sobre a profissão, tão necessária nos dias de hoje, repleta de
elementos de reflexão para seu crescimento e valorização profissional.

6.    O trabalho Docente – Avaliação,
valorização, controvérsias, de Bernadette A. Gatti


A
coletânea traz a análise de aspectos pedagógicos e sociais do ensino da língua
portuguesa tendo como base a prática em sala de aula.

7.    A Organização do Currículo por Projetos
de Trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio, de Fernando Hernández e
Montserrat Ventura


Este
livro descreve os princípios e as práticas da organização do currículo a partir
de projetos, através das reflexões e da experiência de Fernando Hernández, a
maior autoridade atual nesta proposta pedagógica.

8.    O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas –
Crônicas brasileiras, organização de Ana Maria de Araújo Mello


O
livro reflete as orientações
didáticas para diferentes situações educativas disponíveis aos educadores
brasileiros e vislumbra caminhos e possibilidades de se construir uma educação
infantil de qualidade em nosso país. Conta com a experiência de dezenas de
educadores e técnicos das creches da Universidade de São Paulo.

9.    A
Matemática em Sala de Aula – Reflexões e propostas para os anos iniciais do
Ensino Fundamental, de Katia Stocco Smole e Cristiano Alberto Muniz


A edição reúne autores comprometidos não
somente com a geração de conhecimentos, mas com a formação inicial e continuada
de professores. Foi concebido pensando no professor que trabalha todos os dias
a matemática em sala de aula, para ser fonte de conhecimento e reflexão
prática.

10.  A Prática
Educativa – Como Ensinar, de Antoni Zabala


Clássico da pedagogia ativa e construtivista, é ideal para que os
aprendizes possam entender seu papel como planejadores e organizadores de
conteúdos de ensino, assim como gestão do tempo e espaço de sala de aula.

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