O tamanho do mercado é impressionante: em primeiro lugar encontramos o Volkswagen Gol, o Golfe para a américa do Sul, com 295.945 unidades vendidas. Ou seja, mais de cinco vezes mais que o Focus em Portugal.
Também é certo que, em Portugal, o mercado está muito mais competitivo, já que o segundo lugar no Brasil tem quase 100.000 unidades de diferença. Continuamos com a lista:
Fiat Palio
O Fiat Palio fica atrás do Golf, como opção mais acessível, e com um ar aparentemente mais esportivos.
Fiat Uno
Em terceiro lugar, encontramos o primeiro velho amigo: o Fiat Uno, que, com a frente apenas difere do modelo vendido em Portugal na última década. Seu design não é muito atual, nem mesmo para o Brasil, mas parece que seu preço o torna atraente.
Chevrolet Corsa
Em quarto lugar, encontramos um modelo um tanto doloroso para a nossa vista. Trata-Se do Chevrolet Corsa, o frontal do Opel Corsa de segunda geração com o lançamento do passat semelhante ao Opel Kadett.
Chevrolet Celta
O quinto posto é para o Chevrolet Celta, um Opel Astra da geração anterior, com um restyle que adota um estilo mais Chevrolet.
Fiat Siena
O sexto lugar é também para a Fiat, neste caso, o Fiat Siena, um sedã de linhas modernas, que seria o equivalente ao nosso Fiat Linea.
Volskwagen Fox
O Volkswagen Fox, na sétima posição, é o primeiro modelo da lista que também é vendido em nosso mercado, um serviço público mais pequeno do que o Polo.
Honda Civic
O oitavo lugar é para o Honda Civic, na sua versão “americana”, com o lançamento do passat. Na Espanha, o Civic só está disponível nesta carroçaria na versão híbrida: Honda Civic IMA.
Ford Ka
No posto nove encontramos o Ford Ka, uma evolução do primeiro Ford Ka europeu dos anos 90.
Ford Fiesta
E para completar a lista, o Ford Fiesta, que tem pouco a ver com a nossa Festa. Trata-Se de um Ford C-Max (anteriormente conhecido como Focus C-Max) com uma frente diferente, com uma grade semelhante à da geração anterior do Ford Mondeo.
Uma característica dos modelos vendidos no Brasil é que quase todos têm uma versão multicombustível, isto é, que pode funcionar de forma intercambiável com gasolina ou bicombustível. A utilização do álcool é lá muito popular, já que é mais económica do que a gasolina.