Quem mora em casas e sobrados sabe o trabalhão que dá manter a casa limpa por muito tempo, principalmente as paredes, quando são branquinhas. Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e muito chique: com a aplicação de papel de parede. O uso desse recurso está em alta, os preços são favoráveis e existem milhares de tons, espessuras e estampas para todos os gostos.
A moda está chegando ao Brasil agora, onde o brasileiro ainda tem restrições quanto ao uso do papel de parede. Além de não exigir limpeza constante e dar um ar de sofisticação ao apartamento, casa ou aos sobrados, o papel de parede é de fácil e rápida aplicação. Dependendo do tamanho da parede e da qualidade do papel, a aplicação do papel de parede pode levar menos que vinte minutos.
Algumas “regrinhas” podem ajudar na ambientação correta do lar com a ajuda do papel de parede, como não usar papéis com estampas largas em cômodos estreitos – o efeito visual pode fazer parecer que o cômodo é menor do que já é. O mais indicado para esses espaços são estampas pequenas e repetidas. Da mesma forma, não é legal usar essas estampas pequeninas em cômodos largos, pois o efeito de aumento é evidente. Nesse momento é mais legal optar por papeis de parede com estampas maiores.
Mas atenção: não vá encher a casa, o apartamento ou os sobrados com papeis de parede de diferentes estampas e cores: além de cansar rápido, você corre o risco de deixar o ambiente bem brega. O ideal, segundo os arquitetos e decoradores é que o papel de parede vá na primeira parede da casa com a qual as pessoas tem contato visual ao entrar na residência. É bom também ficar de olho nas possíveis infiltrações e as complicações desse problema. Decorar ambientes com papel de parede pode ser bem divertido, mas exige cautela e bom gosto. Nesse caso, a ajuda de um profissional da área é sempre legal antes de escolher as estampas e os cômodos que vão sair da parede lisa.