A troca de um site é um processo natural
durante o crescimento da empresa. Muitas vezes, é preciso migrá-lo para
suportar o número de visitantes, melhorar a experiência do usuário e atingir
melhores resultados de tráfego e vendas.
O grande problema é que se essa troca não
for realizada corretamente, o site pode enfrentar problemas graves, como a
queda no ranking do Google e perda natural do tráfego orgânico, reduzindo a
captação de leads e novos negócios.
Aqui, listamos quais são as principais
barreiras enfrentadas na troca de sites e damos dicas do que fazer para evitar
problemas de desempenho. Continue a leitura!
Principais barreiras da troca de sites
Durante o processo de troca de sites, é
comum enfrentar barreiras que demandam mais atenção e cuidado para garantir que
mantenha um bom resultado em pesquisas do Google. Veja quais são as principais:
URLs
É fundamental que durante a migração sejam
criadas estruturas novas para URLs, tornando-as amigáveis a motores de busca
como o Google, para atingir / manter um bom ranqueamento orgânico.
Redirecionamento de páginas
Quando há problema no redirecionamento, o
erro 404 é exibido, indicando que a página não foi encontrada. Neste caso,
deve-se conhecer e utilizar corretamente códigos de redirecionamento, para
evitar a perda de tráfego.
Conteúdo duplicado
O conteúdo duplicado é um problema muito
comum durante a migração de sites e pode trazer grandes prejuízos para o SEO da
página, porque reduz sua relevância aos motores de busca e resulta na queda no
ranqueamento em resultados de pesquisa.
Links internos
A construção de linkagens internas entre
páginas do site é importante porque contribui para o aumento de relevância do
site. Mas, é essencial que a navegação entre os links seja fluída e
corretamente direcionada, para garantir uma boa experiência ao usuário.
Como superar barreiras na troca de sites
Existem diferentes dicas que podem ser
adotadas para superar barreiras na troca de sites e evitar a perda de ranqueamento
em motores de busca. Veja o que pode ser feito:
Adote um planejamento de migração
O planejamento é essencial para estabelecer
atividades a serem realizadas e efetivamente executá-las para minimizar
prejuízos. Nesse planejamento, liste as estratégias de SEO on-page, rastreie e estruture o redirecionamento de páginas,
inclua e valide o design e layout.
Documente e execute rotinas de SEO
É importante que documente e execute
rotinas de SEO para não comprometer o desempenho do site, o que envolve
indexação de páginas, linkagem, criação de URLs novas, preparação de robots.txt
e redirecionamento.
Vale lembrar que o SEO não deve focar
somente na página em si, mas também no conteúdo, envolvendo pesquisa e uso de
palavra-chave, criação de meta description e otimização de títulos, textos,
imagens, entre outros.
Contrate uma agência de SEO
Contar com o apoio de
especialistas faz toda a diferença na hora de migrar seu site, reduzindo a
possibilidade de erro, retrabalho e perda de tráfego. Para isso, contrate uma agência de SEO para garantir que a troca seja realizada por
especialistas, sem impactar negativamente em seus resultados.